Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Giuliano Gemma


          Ontem de madrugada eu estava acabando de postar aqui no blog, quando retorno ao facebook e me deparo com a notícia: "Aos 75 anos, morre ator Giuliano Gemma, um símbolo do western italiano". Na hora levei um susto. Eu não acreditava no que eu estava lendo. Achei que fosse mentira, mas vi que a notícia estava no site do Estadão. Li a notícia. Na hora, fiquei muito mal. Poxa, o cara tava bem. 75 anos, tava bonitão, cheio de saúde e... um acidente de carro o matou. Puxa, isso me deixou bastante chateado. Fui dormir mal. Cheguei no quarto, fiz um carinho no poster de O Dia da Ira que tenho em meu quarto. Não sei explicar. Eu fiquei chocado. Ele era meu ator italiano preferido.


          Uma das coisas que eu mais admirava nele era o fato de ele ter orgulho de ser italiano. No início de sua carreira nos faroestes, o forçaram a adotar um nome artístico americano, e ele acabou se chamando Montgomery Wood. Mas, logo ele bateu o pé e exigiu usar seu nome italiano. Além disso, enquanto quase todos os atores italianos tentavam imitar o Clint Eastwood, o Giuliano Gemma conseguiu criar sua própria identidade.


          Quando eu ainda estava engatinhando na minha cinefilia, meus pais e muita gente me falava pra assistir O Dólar Furado. Acredito que foi o filme mais popular dele. Inclusive meu professor de cinema na faculdade me indicou esse filme. Eu assisti. Adorei. Nele temos as características típicas que o Giuliano empregaria em futuros filmes. Era diferente. Ele tinha personalidade e não era uma cópia do Clint. Fui assistir a outros. Era um filme melhor que o outro. Me lembro que assisti O Dia da Ira. Que filme! Como eu estava no início da minha curiosidade cinéfila eu achava depois de assistir aos filmes do Sergio Leone eu não me surpreenderia com mais nada. Felizmente eu estava muito enganado. À partir dali eu senti firmeza para explorar outros filmes do gênero. Hoje, é meu gênero favorito. Quem me conhece sabe o quanto eu sou chato com isso. Eu só falo de bang bang à italiana. E sempre que tem um filme do Gemma pra assistir, adoro assistir com meus pais, porque eles também adoram. E sempre temos bons momentos assistindo. São filmes realmente gostosos de assistir. Pretendo escrever resenhas para todos eles futuramente aqui no blog.


          Giuliano Gemma faz parte da história dos spaghetti westerns. Aliás, ele faz parte da história do cinema. Seus filmes me levantam o humor, me deixam alegre. São filmes pra cima. Ah, e ele tinha uma incrível habilidade em girar o revólver. Fica aqui minha pequena homenagem a um de meus ídolos. Agora, Giuliano está lá em cima e tem como teto um céu de estrelas.


Por Raphael Chiavegati Oliveira

Link da primeira notícia que eu li aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário