Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Francesca Woodman, a menina prodígio da fotografia


   Estava navegando pela internet quando me deparei com esta foto acima. Eu olhei e fiquei impressionado com tanta beleza e violência misturadas com malícia e inocência. Foi então que descobri o trabalho de Francesca Woodman. Ela foi uma fotógrafa americana... não, ela foi "A" fotógrafa. Nasceu em 3 de abril de 1958 e ficou conhecida por suas belas fotos em Preto & Branco. Ela costumava fotografar jovens modelos e também fazia muitos autorretratos. Fotografava a nudez de forma extremamente poética.

   Francesca vinha de uma família de artistas. Seu pai era pintor, sua mãe era ceramista e seu irmão, cineasta. Mas, foi ela quem se destacou em meio a tantos talentos. Suas fotos eram únicas. Diferentes de tudo. Mesclavam beleza, violência, surrealismo, erotismo, alegria e tristeza. Costumava usar bastante exposição, deixando as fotos desfocadas. Os cenários que ela utilizava, muitas vezes, me lembram o Neorrealismo Italiano. De certa forma, Francesca conseguiu fotografar sua alma. E, ela se entregou de cabeça em sua arte. Em 19 de janeiro de 1981 se suicidou. Tinha apenas 22 anos de idade.

   Eu não vou ficar descrevendo minhas sensações e minhas impressões de cada foto. Você deve olhá-las e tirar suas próprias conclusões, observar e se perguntar: O que você sente? O que a foto te passa? O que te lembra? Fica aqui a dica: Francesca Woodman, a menina prodígio da fotografia.

Esta é Francesca Woodman














































Nenhum comentário:

Postar um comentário